Sabemos que existem muitos benefícios em morar em cidades litorâneas. Muitas famílias tomam essa decisão pensando em aderir um estilo de vida com um ritmo diferente. Seja pelas belas vistas naturais, pela culinária do litoral ou pela qualidade de vida, morar pertinho da praia é sempre uma boa escolha.
Além de todos esses motivos, outra vantagem de morar na praia são as diversas opções de esportes praticados, tanto na areia quanto no mar. Para mostrar o quanto a variedade de atividades é grande, trouxemos 11 esportes para você praticar enquanto estiver no litoral.
Confira!
1. Beach Tennis
É praticamente impossível começar essa lista sem citar o beach tennis. Também conhecido como tênis de praia, o esporte pode ser jogado em dois ou quatro jogadores, sendo dois para cada equipe na segunda opção.
O esporte foi derivado de uma junção do tênis tradicional com o vôlei de praia junto ao badminton. Sendo assim, herdou algumas características de cada um deles. Essa versão do jogo conta com uma rede que fica a uma altura de até 1,80m do chão, característica do vôlei, enquanto o tênis tradicional utiliza uma rede rente ao chão. A raquete de tênis de praia também é um pouco diferente da tradicional, sendo feita de madeira inteira, e não de carbono e rede.
O objetivo é acertar a bola na quadra do adversário, onde cada vez que ela toca o chão, soma-se um ponto ao placar. A cada 5 pontos, se fecha um set. Para vencer o jogo, o jogador precisa vencer 6 sets, com dois de diferença sobre o oponente.
2. Vôlei de praia
O voleibol é um dos esportes mais praticados, estando atrás apenas do futebol. Uma variação do esporte é o beach volley, ou vôlei de praia. Este é um esporte praticado na areia, seja da praia ou em uma quadra de areia em espaço fechado, dividida em duas metades por uma rede. Cada equipe é composta por dois jogadores. O objetivo é semelhante ao beach tennis: fazer com que a bola toque na quadra do adversário.
A dupla pode usar de diversas estratégias para realizar os pontos, jogando a bola entre si antes de atirá-la para o adversário, desde que limitem a três toques, no máximo. Em caso de mais toques, é ponto marcado para o adversário.
A partida acaba quando uma das duplas vence dois sets, sendo que cada set é composto por 21 pontos.
3. Surf
Se você busca algo mais agitado, essa é a opção! O surf, diferente dos esportes anteriores, está alocado junto aos esportes denominados como radicais ou de aventura.
O surf é um esporte muito dinâmico, pois possui diversas modalidades. Podendo variar entre desde alcançar mais pontos do que o oponente, até ao simples fato de deslizar nas ondas sem buscar outros objetivos além de aproveitar a brisa e a água fresca do mar.
Tradicional
O surf tradicional é o mais comum, onde o desafio é se manter sobre a prancha o maior tempo possível, deslizando sobre as ondas. Você ganha mais pontos se conseguir realizar manobras, desde as mais simples até as mais radicais.
Body Board
O body board é caracterizado pelo motivo de ser praticado com o atleta pronado, ou seja, deitado de bruços. Para que isso seja possível, o esporte conta com uma prancha menor e mais larga, que possibilita mais controle sobre os movimentos. Essa é uma escolha bastante aceita pelos atletas mais iniciantes, sendo uma opção mais confortável e segura para quem ainda não tem muita experiência, sem abrir mão da aventura.
Stand Up Paddle
Também conhecido como SUP, sigla de suas iniciais, o esporte conta com uma prancha maior e mais larga, feita de forma que dê mais estabilidade para o atleta. Este, deve ficar de pé sobre a prancha de forma firme, controlando os movimentos por meio de um remo.
Diferente do surf, este esporte é muito mais calmo, podendo ser uma boa escolha caso sua vontade seja relaxar um pouco sentindo a brisa do mar e o sol na pele. A sugestão é de que os esportistas menos experientes comecem usando um colete salva-vidas.
4. Slackline
Imagine uma corda bamba, onde você precisa se equilibrar para chegar à outra ponta. Essa é basicamente a definição do jogo.
Os itens necessários para esse esporte são apenas a fita de slackline e dois pontos fixos para prendê-la. Para se divertir com este exercício, basta ter um pouquinho de coragem e equilíbrio. O propósito do jogo é se manter equilibrado sobre a fita, seja para alcançar a outra extremidade dela ou para realizar manobras e movimentos sem cair.
As dicas para atletas iniciantes na modalidade são: manter distâncias mais curtas, usar roupas confortáveis e que permitam um bom movimento do corpo, deixar a fita mais próxima ao chão e não realizar manobras arriscadas antes de pegar o jeito.
Ah! E não tenha medo de cair, a altura é mínima e você não vai correr nenhum risco. Agora é só se divertir!
5. Passeios de Quadriciclo ou Buggy
Se você é do time que adora uma aventura e vento nos cabelos, essa é a opção perfeita. Ter a experiência de um passeio off-road por meio a vistas incríveis como as presentes aqui no nosso litoral de Santa Catarina é para recordar a vida inteira.
Percorrer subidas e descidas em dunas e trilhas, apreciando a paisagem e sentindo o coração bater mais forte é uma diversão sem tamanho, principalmente acompanhado de bons amigos ou da família.
Existem diversas cidades em Santa Catarina que oferecem ótimas experiências em aluguéis e guias para passeios de quadriciclos e buggies. Este esporte pode ser praticado por adultos e crianças, embora seja indicado que elas estejam sempre acompanhadas de um responsável.
6. Trilhas
O Trekking é um passatempo muito indicado para quem gosta de ter contato com a natureza e experienciar novas aventuras. Para quem ainda é iniciante, o ideal é pesquisar por trilhas de nível fácil, assim você não se desgasta tanto e vai evoluindo com o tempo.
Os benefícios de praticar esse esporte são variados, desde conhecer novos lugares, até o alívio de alguns sintomas da depressão e ansiedade. Além disso, também é uma boa opção para quem quer combater o sedentarismo e manter o corpo em forma.
Para quem já tem algum conhecimento sobre Trekking, acampar em algum local que seja acessível por trilhas é uma opção bastante divertida e aventureira, elevando a experiência a um novo nível.
7. Yoga
A Yoga é uma atividade física que requer acima de tudo concentração e equilíbrio. Os benefícios que essa prática traz são diversos. Sobre a mente, pode diminuir o estresse, melhorar o foco e a concentração, aumentar a resiliência para lidar com desafios no dia a dia, trabalhar a memória e muitos outros. Já sobre o corpo, aumenta a força e o equilíbrio, melhora a qualidade do sono, alivia a dor no corpo, controla a pressão e os batimentos cardíacos, entre vários outros benefícios.
Para praticar o Yoga você não vai precisar de muitos ítens, tudo o que você precisa é:
- Um local adequado, com menos barulho;
- Roupas confortáveis que facilitem os movimentos;
- Alguma toalha ou canga para colocar na areia;
É importante começar com movimentos mais básicos, que irão lhe dar mais força, segurança e controle para ir evoluindo aos poucos para os movimentos mais avançados. Uma outra opção que pode ajudar a “dar um clima”, é escolher uma boa playlist de músicas que ajudem a relaxar.
8. Caminhada
A caminhada é o exercício aeróbico mais adotado pela sua praticidade e resultados positivos.
Essa atividade traz diversos benefícios à saúde, tanto física, quanto psicológica. Essa atividade é indicada para pessoas de todas as idades, desde crianças até os idosos, isso por conta dos inúmeros benefícios que essa modalidade oferece. A caminhada é indicada para prevenção de doenças, principalmente cardíacas, diminuir inchaços no corpo por estimular a circulação do sangue, fortalecimento dos músculos e até o relaxamento devido à liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.
Como grande parte das cidades litorâneas contam com o famoso “calçadão”, você pode aproveitar a vista, a brisa do mar e o clima que a praia oferece, sem precisar caminhar na areia. Assim você consegue um desempenho melhor e uma experiência diferente.
Além disso, é uma atividade que pode ser feita sozinho, acompanhado de um parceiro ou até mesmo com um número maior de pessoas.
9. Ciclismo
Além dos diversos benefícios para saúde que essa atividade traz, este é outro esporte muito versátil, isso porque você pode andar sozinho ou acompanhado, num ritmo tranquilo ou mais acelerado. O importante aqui é se divertir!
Neste caso, uma das vantagens dessa opção é a possibilidade de, além de usar como atividade, também utilizar como locomoção, isso lhe possibilitará visitar mais lugares e com maior flexibilidade.
Caso você não tenha uma bicicleta e ainda não tem certeza se esse é o esporte para você, não se preocupe. Existem diversos locais que alugam bicicleta para que você possa experimentar antes de tomar a decisão de comprar ou não uma bicicleta. Esses quiosques de aluguel também fornecem carrinhos de pedalar para duas pessoas com espaço para levar mais uma criança, sendo a opção perfeita para quem quer passear em família.
10. Bocha
Também conhecida como Boccia, esse esporte conta com duas equipes em que cada uma tem direito a 2 bochas (bolas) para cada jogador se você for jogar em duplas ou trios, para jogos individuais, cada jogador tem direito a 4 bolas. O objetivo do jogo é tentar jogar as bochas o mais próximo possível do bolim, uma bola menor que é posicionada na extremidade oposta aos jogadores.
As regras são bastante simples: o jogador não pode acertar o bolim ou as bolas dos outros jogadores ou jogá-las para fora da quadra. Ganha o time que se aproximar mais do Bolim.
E você, conhece algum outro esporte que pode ser divertido para essa ocasião e esquecemos de citar? Comenta com a gente. Quem sabe ele não aparece na próxima edição de Esportes para Praticar na Praia!